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Casa e Propriedade / Construção

Como comprar materiais de construção usados


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Enviado por: cerejinha (1164)
Publicado em: 26/02/05 18:25hs.

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1. Procure o material usado nos próprios locais de demolição. Neste caso, o cuidado deve ser maior pois nestas transações não costuma haver emissão de nota fiscal ou garantias. Existem também lojas especializadas neste tipo de venda, mas lembre-se quanto maior o número de intermediários por onde a peça a passar, maior também será o preço.

2. Não decida a compra apenas pelo preço. Leve em consideração também resistência, qualidade e estado de conservação. Contar com uma ajuda técnica de um arquiteto ou engenheiro costuma ser uma boa pedida.

3. Pesquise preços e pechinche sempre. Além disso, a maioria das demolidoras e lojas especializadas aceitam o parcelamento do pagamento. Negocie isto também.

4. Se você comprar numa loja, peça uma foto da antiga construção ou algo que ateste a antiguidade da peça.

5. Compre antes de projetar ou construir, já que os padrões de peças e materiais mudaram muito. Se a sua obra já está em andamento, lembre-se que eles devem caber nos espaços deixados.

6. Prefira os materiais em bom estado de conservação, pois a restauração de materiais antigos costuma ser cara.

7. Não compre nenhuma peça de madeira com buraquinhos. Se a madeira estiver soltando pó pode ser indício de cupim. As madeiras mais valorizadas são peroba-do-campo, pinho-de-riga e peroba-rosa.

8. Saiba que as melhores ferragens são as de bronze e as de latão com bronze.

9. Use a sua criatividade. As peças antigas podem ter outro uso, exemplo: as maçanetas viram puxadores, portas viram mesa, etc...

10. Proteja-se. Segundo o Procon, não há distinção entre a compra de produtos novos ou usados.

- Exija das demolidoras, que são empresas constituídas, nota fiscal onde deve constar a descrição do real estado do objeto comprado.

11. Reclame junto à demolidora ou loja se o produto estiver com alguma imperfeição ou defeito que não conste na descrição do real estado do objeto em até 90 dias, que é o prazo dado por lei para reclamações sobre bens duráveis.

- Exija que o fornecedor sane o problema em até 30 dias, este é o prazo dado por lei.

- Se o seu problema não for solucionado, há três alternativas: devolução do valor corrigido, troca por produto similar em perfeitas condições ou desconto proporcional ao preço pago corrigido na aquisição de novas mercadorias. Procure o Procon se nada disto for feito.

 

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