Como cuidar bem do seu coelho - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial e Livros.

Tutomania - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial...

Login:
Senha:
Salvar |  Cadastre-se

 

Home | Arquivo | Envio | Jogos Online | Política de Privacidade | Contato

NAVEGAÇÃO

«« Anterior Próximo »»

LINKS PATROCINADOS

ACESSO RÁPIDO

  Todos os Destaques
  Os Mais Acessados
  Ultimos enviados
  Jogos
  Enviar um Artigo

CATEGORIAS

  Animais (528)
  Arte e Cultura (2371)
  Casa e Propriedade (148)
  Ciência e Tecnologia (1070)
  Comércio (46)
  Concursos (93)
  Conhecimentos Gerais (949)
  Culinária e Gastronomia (690)
  Diversos... (511)
  Economia (114)
  Eletrônicos (559)
  Esportes (104)
  Fotografia (58)
  Games (813)
  Governo (34)
  Indústria (21)
  Informática (2222)
  Internet (267)
  Lazer / Diversão (123)
  Legislação (167)
  Multimídia (226)
  Natureza (70)
  Saúde (562)
  Ser Humano e Sociedade (1001)
  TuTo GaMeS! (207)
  Utilidade Pública (105)
  Veículos e Transporte (127)


[+] Índice completo...

PENSAMENTO DA VEZ

Pequenos gestos fazem uma enorme diferença. O resultado é que você ganhará mais confiança para aceitar os desafios e ser feliz, além de afastar os chatos pessimistas de plantão.
autor desconhecido

ANUNCIOS

Animais / Animais de Criação

Como cuidar bem do seu coelho


DOCUMENTO:


ESTATÍSTICAS:

Comentários: 0 (Comentar)
Nota: (Dar Nota)
Valor: 10 crédito(s)
Enviado por: cerejinha (1164)
Publicado em: 06/10/05 16:31hs.

LINKS PATROCINADOS:

DOCUMENTO:

Muitas vezes seu filho quer um cachorro, mas você não tem espaço, tempo para cuidar dele e não suporta o cheiro e a sujeira. A saída pode ser um coelho. Veja os principais cuidados que um coelho requer.


 Passo a passo:

1. Alimente-o com ração peletizada, própria para coelhos. Complemente-a com beterraba, rabanete, couve-flor e chicória. Evite alface, pois pode provocar diarréia.

2. Abrigue-o em uma gaiola de 80 cm de comprimento por 50 cm de largura e 35 cm de altura. Essa gaiola dá para um coelho grande ou para dois de tamanho médio. Escolha as gaiolas de metal pela facilidade de limpeza e as que têm grade como piso e bandejas abaixo para forrar com jornal e impedir que o animal tenha contato com suas fezes.

3. Coloque na gaiola tigelas para água e comida de cerâmica. Lave todos os dias os potes, não esquecendo de secá-los bem. De quinze em quinze dias, desinfete as hastes de metal da gaiola com o produto adequado vendido em pet shops.

4. Não molhe ou dê banho no seu coelho para evitar o aparecimento de fungos. Aqueles de raças com pêlos longos, devem ser escovados diariamente.

5. Se soltar o coelho dentro de casa ou no jardim, preste atenção para que ele não roa o que estiver em seu caminho como plantas e depois passarem mal.

6. Não segure o coelho pelas orelhas para não machucá-lo.

7. Só deixe o macho junto com a fêmea se quiser que eles procriem.

Como Manter

 

Alimentação: ração peletizada, específica para Coelhos. Oferecer diariamente folhas de alguns dos seguintes vegetais: beterraba, rabanete, chicória, almeirão e couve-flor. Não dê alface, pois pode causar diarréia.

Instalações: gaiola de 80 cm (comp.) x 50 cm (larg.) x 35 cm (alt.) para abrigar até dois exemplares de Coelhos pequenos ou médios ou apenas um gigante. Prefira as gaiolas de metal, pois são mais fáceis de limpar e menos sujeitas à proliferação de ácaros. Opte por modelos que possuam grade como piso e bandeja abaixo. Assim, evita-se o contato do Coelho com seus próprios dejetos. Forre a bandeja com jornal.
Local: arejado, mas sem correntes de ar, umidade ou incidência direta do sol.
Acessórios: comedouros e bebedouro de cerâmica.
Higiene: diariamente - lavar o bebedouro em água corrente e trocar o jornal da bandeja. Semalmente: lavar os comedouros em água corrente (seque-os bem). Quinzenalmente - desinfetar as hastes da gaiola, assim como o seu piso e badeja. Pode-se usar produtos específicos para essa finalidade, que são achados em pet shops, ou água sanitária.

Cuidados especiais:
1) Coelho não toma banho e nem deve ser molhado, pois provavelmente algum fungo se desenvolverá.
2) Só deixe macho junto com fêmea quando quiser que reproduzam. Do contrário, ele tentará acasalar o tempo todo, e o casal pode brigar ou se reproduzir em demasia.
3) Caso, em alguns momentos do dia, o Coelho seja solto dentro de casa ou no jardim, fique atento para que não roa objetos ou plantas.
4) Não carregue o Coelho pelas orelhas, pois pode causar distensões ou mesmo fraturas.

Reprodução: o recomendado é que o macho só comece a reproduzir a partir dos cinco meses de idade e a fêmea a partir dos quatro. Os Coelhos reproduzem o ano todo, mas a fase mais fértil ocorre na primavera. Reúna macho e fêmea em uma mesma gaiola. Eles devem acasalar quase instantaneamente. Mas, por garantia, deixe-os juntos por dois dias e, depois, separe-os. Ela dará a cria em cerca de 30 dias. Alguns dias antes de os filhotes nascerem, coloque na gaiola um ninho de madeira de 30 cm (compr.) x 40 cm (larg.) x 30 cm (alt.), com abertura de entrada de 15 cm de diâmetro. Forre-o com maravalha, ou palha, ou feno macio. Não use serragem em pó nem em fita, pois pode causar conjuntivite e problemas respiratórios. Nascem, em média, sete filhotes. Após o nascimento, verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntinhos um ao outro, para que se esquentem. Caso não estejam, o melhor é reuni-los. Quando estiverem com 30 dias de idade, retire o ninho. Aos 40 dias de vida, já estarão desmamados e podem ser separados da mãe. Ela também já estará pronta para uma nova gestação

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS:

Este documento não possui comentários. Prestigie quem o enviou e comente.

Comentar:

Título:
Autor:   Anônimo (Efetue login para comentar identificado)
Comentário:    

ARTIGOS RELACIONADOS:

Aprenda a fazer um coelho de papel
Como cuidar bem do seu coelho
Raças de Coelhos

OPÇÕES

ENTRE COM SEU LOGIN E SENHA

Olá visitante! Para interagir com este documento, você precisa estar logado.

Login:
Senha:  
Salvar Dados  |  Cadastre-se!

O cadastro é gratis! É muito fácil e rápido fazer o seu cadastro.

Home | Termos de Uso | Sobre o Tutomania | Publicidade | Contato
2005 - 2013 ® Tutomania.