Como saber qual o especialista é mais indicado para resolver o seu problema - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial e Livros.

Tutomania - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial...

Login:
Senha:
Salvar |  Cadastre-se

 

Home | Arquivo | Envio | Jogos Online | Política de Privacidade | Contato

Saúde

Como saber qual o especialista é mais indicado para resolver o seu problema


DOCUMENTO:


ESTATÍSTICAS:

Comentários: 0 (Comentar)
Nota: (Dar Nota)
Valor: 10 crédito(s)
Enviado por: camilapalmeira (478)
Publicado em: 16/06/09 12:21hs.

LINKS PATROCINADOS:

DOCUMENTO:

Quem aqui já não se perguntou enquanto espera para ser atendido em uma consulta, se o médico ou médica que irá atendê-lo lhe dará o diagnóstico certo para o seu sintoma ou doença?Salvo as situações em que você já conhece o médico de longa data, geralmente a ida ao médico torna-se uma mistura de frustração e dúvida, pois esperamos sempre um exame ou diagnóstico completo e o que às vezes acontece, é algo muito superficial. E na maioria das vezes saímos do consultório com uma receita cheia de reméios ou pelo menos uma indicação para outro especialista.

Curioso é saber que quase a metade dos médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) não tem título de especialista, conforme revela o levantamento inédito a seguir.
O título de especialista, que não é obrigatório para o exercício da Medicina, pode ser obtido após a conclusão da Residência Médica ou por meio de concurso de título de uma sociedade de especialidade médica. O atual levantamento, até então inédito no Estado de São Paulo e no Brasil, foi feito com base em três fontes:

a) O cadastro do próprio Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP);

b) As informações das sociedades de especialidades médicas de São Paulo;

c) Os dados da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), conforme registros enviados ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

Cruzando esses três bancos de dados, chegou-se à informação de que 53% dentre 92.580 registrados no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo têm um ou mais título de especialista.

Os outros 47% - ou quase a metade do contingente de médicos paulistas não
têm título de especialista, apesar de, na prática, muitos deles exercerem uma ou mais especialidades médicas. Já visualizou a situação? Conheça a seguir algumas das especialidades médicas.

Saiba qual o especialista é mais indicado para resolver o seu problema.


Acupuntura
Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Imunologia
É o ramo da biologia que estuda o sistema imunológico.

Anestesiologia
É a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais.

Angiologia
É a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem os vasos sangüíneos (artéria e veias) e vasos linfáticos.

Cancerologia
Também chamada de Oncologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, buscando seu tratamento.

Cardiologia
É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Coloproctologia
É uma especialidade médica que estuda as doenças do intestino grosso (cólon), do reto e ânus.

Dermatologia

É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais).

Endocrinologia
É uma especialidade médica que estuda o funcionamento dos hormônios no organismo humano. Como existem receptores hormonais em praticamente todas as células do corpo, a fisiologia no homem sofre grande influência dos hormônios.

As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado Endocrinologista, são: Tratamento do diabetes, da obesidade, alterações hormonais como desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.

Gastroenterologia
É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.

Cirurgia geral
É a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

Hematologia e Hemoterapia
É o ramo da biologia que estuda o sangue, estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfodonos. Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sangüíneos e dos órgãos.

Homeopatia
Consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis.

Infectologia
É a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causada por microorganismos, sejam eles bactérias, vírus, protozoários, ou fungos. Algumas infecções são causadas por 'partículas protéicas', os príons, como no caso da doença da vaca louca. A infectologia também é chamada de "doenças infecto-parasitárias"

Ginecologia/Obstetrícia

Literalmente significa "a ciência da mulher", mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. Quase todas as ginecologistas atuais são também obstetras.

Mastologia
É especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama, aliado ao fisioterapeuta voltado à área da Mastologia.

Nefrologia
É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. A urologia se ocupa do tratamento cirúrgico de tais doenças.

Neurologia

É o estudo do sistema nervoso, sua relações e transtornos. Considerada como parte das chamadas Neurociências. Entre as principais doenças abordadas pela especialidade podem-se citar: cefaléias, distúrbios do sono, neuro-infecções, epilepsias, doenças vasculares encefálicas, neuropatias, mielopatias, traumatismo crânio-encefálico, doenças neuro-degenerativas, distúrbios de movimentos, outros.

Nutrologia 
É a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas. É privativo do nutricionista a prescrição dietética, cabendo ao nutricionista a prescrição dietética e educação nutricional (em pacientes doentes ou não) e ao nutrólogo a prescrição de nutrição parenteral (na veia) em pacientes hospitalizados.

Obstetrícia
É o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.

O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério)

Oftalmologia 
É um ramo da medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos.

Ortopedia e Traumatologia
É a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia".

Otorrinolaringologia
É considerada uma das mais completas especialidades médicas do mundo, com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe e laringe.

Cirurgia Plástica
Tem como objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas.
A cirurgia plástica se desenvolve sob duas facetas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética.

A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.

Pediatria
É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos (Puericultura) ou curativos.

Pneumologia
Se ocupa no estudo das doenças pulmonares e do trato respiratório. É uma especialidade que dá enfoque característico a cada profissão, como a Medicina, a Fisioterapia e a Enfermagem.

Dentre as principais patologias abordadas pela especialidade pode-se citar:
Asma, Doença pulmonar obstrutiva crônica, Enfisema pulmonar, Bronquite crônica, apnéia do sono.

Fisioterapia ou terapia ocupacional 
É a ciência que estuda o movimento humano. Com o sentido restrito à área de saúde, está voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.

Psiquiatria
É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais em humanos, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar.

Radiologia 
É a parte da ciência que estuda órgãos e/ou estruturas através da utilização dos raios-x, gerando uma imagem. avaliação de raio X e procedimentos relacionados (como ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética).

Urologia
É uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Transtornos do aparelho reprodutivo masculino e distúrbios do trato urinário masculino e feminino

Reumatologia
É a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos.

E como anda a sua saúde? Não está na hora de agendar uma consulta e fazer aquele check-up? Não há riqueza maior que a nossa saúde e acabamos nos negligenciando, quando deixamos para depois essa revisão, seja por qual motivo for.

 

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS:

Este documento não possui comentários. Prestigie quem o enviou e comente.

Comentar:

Título:
Autor:   Anônimo (Efetue login para comentar identificado)
Comentário:    

OPÇÕES

ENTRE COM SEU LOGIN E SENHA

Olá visitante! Para interagir com este documento, você precisa estar logado.

Login:
Senha:  
Salvar Dados  |  Cadastre-se!

O cadastro é gratis! É muito fácil e rápido fazer o seu cadastro.

Home | Termos de Uso | Sobre o Tutomania | Publicidade | Contato
2005 - 2013 ® Tutomania.