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Saúde / Bem Estar

Como ter um sono tranquilo


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Enviado por: cerejinha (1164)
Publicado em: 27/02/05 18:47hs.

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Como está o seu sono? Você acorda fácil ou não? É daquelas pessoas que dormem pouco ou muito?

É comum escutar que dormir é sinônimo de perda de tempo. Dizem que a gente passa 1/3 da vida na cama. Se uma pessoa vive até os 75 anos, ela passa 25 deles dormindo... Mas será que a natureza que costuma ser tão sábia nos obrigaria a esse descanso diário se não houvesse um bom motivo?
Não para Deepak Chopra, médico nascido na Índia, formado nos EUA, que ganhou fama ao popularizar práticas antigas indianas no mundo ocidental. Ele virou guru de pessoas como Madonna e Bill Clinton.

Chopra salienta que dormir bem faz rejuvenescer. E acrescenta que as pessoas não entendem que dormir é essencial para a manutenção da boa saúde, além de fazer muito bem para as funções cardiovasculares e fortalecer a imunidade.

A falta de um sono pleno também traz alteração de peso. Dormindo perdemos até 700 g por noite. Sem dormir, engordamos.
Os reflexos também ficam prejudicados. Por exemplo: um motorista que dirige sem ter dormido tem a mesma perda de reflexo daquele que dirige embriagado. A concentração, a atenção e a memória também ficam comprometidas.

Cada fase da vida requer uma média específica de horas de sono. Os recém-nascidos dormem de 10 a 18 h por dia; até 5 anos, as crianças dormem de 10 a 12 h; adolescentes precisam de um média de 10 h de sono; já para os adultos, a média é de 8 h. O normal é não dormir menos de seis horas ou mais de 10 h.

A cada década de vida, o sono fica 3% menos eficiente. O tempo que se fica acordado na cama vai aumentando com o passar dos anos. O idoso, por exemplo, tem menos sono à noite, mas tem mais tendência a ter sono durante o dia.

A dificuldade dos adolescentes de acordar cedo pode parecer preguiça, mas nem sempre é. Segundo especialistas, o ritmo biológico deles é outro: eles precisam dormir à tarde e acordar mais tarde também. O que acontece é um descompasso entre o horário da escola e o relógio biológico deles.

O professor e preparador físico Nuno Cobra defende que, para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário uma boa noite de sono. Ele aborda o assunto em seu último livro ("A semente da vitória"), que vendeu mais de 330 mil cópias.

Confira os 10 mandamentos de Nuno Cobra para uma vida saudável:

1 - Durma o suficiente para acordar resplandecente e tente acordar sem despertador. Ele é uma agressão.

2 - Alimente-se a cada três horas. Isto é importante para ter um metabolismo em equilíbrio.

3 - Cheire a comida e mastigue-a o mais devagar possível. É importante para avisar o pessoal que trabalha duro no estômago para saber que enzima ou fermento que deve ser preparado para uma melhor digestão.

4 - Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Cerca de 30 min de caminhada pode ser realizada por qualquer pessoa em qualquer lugar ou qualquer idade.

5 - Evite ficar nervoso. Em situações de estresse, experimente bocejar, espreguiçar e respirar mais.

6 - Dedique pelo menos 15 minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida.

7 - Tome banhos frios. esse hábito é energizante e afrodisíaco.

8 - Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar os seus vícios a começar pelo cigarro.

9 - Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles.

10 - Preste atenção no fluxo de ar que entra e sai e de seu pulmão e procure respirar mais profundamente

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