O que é e como tratar a Síndrome do Intestino Irritável - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial e Livros.

Tutomania - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial...

Login:
Senha:
Salvar |  Cadastre-se

 

Home | Arquivo | Envio | Jogos Online | Política de Privacidade | Contato

NAVEGAÇÃO

«« Anterior Próximo »»

LINKS PATROCINADOS

ACESSO RÁPIDO

  Todos os Destaques
  Os Mais Acessados
  Ultimos enviados
  Jogos
  Enviar um Artigo

CATEGORIAS

  Animais (528)
  Arte e Cultura (2371)
  Casa e Propriedade (148)
  Ciência e Tecnologia (1070)
  Comércio (46)
  Concursos (93)
  Conhecimentos Gerais (949)
  Culinária e Gastronomia (690)
  Diversos... (511)
  Economia (114)
  Eletrônicos (559)
  Esportes (104)
  Fotografia (58)
  Games (813)
  Governo (34)
  Indústria (21)
  Informática (2222)
  Internet (267)
  Lazer / Diversão (123)
  Legislação (167)
  Multimídia (226)
  Natureza (70)
  Saúde (562)
  Ser Humano e Sociedade (1001)
  TuTo GaMeS! (207)
  Utilidade Pública (105)
  Veículos e Transporte (127)


[+] Índice completo...

PENSAMENTO DA VEZ

Procure amigos é a sua estrada para a felicidade, procure sonhar, é o seu caminho para uma vida plena, procure amar e ser amado, é um privilégio dos deuses, procure olhar á sua volta, o dia é curto demais para olhar apenas o que já conhecemos,
Texto Ingles

ANUNCIOS

Saúde / Doenças (Dicas e Informações)

O que é e como tratar a Síndrome do Intestino Irritável


DOCUMENTO:


ESTATÍSTICAS:

Comentários: 1 comentários (Comentar)
Nota: (Dar Nota)
Valor: 10 crédito(s)
Enviado por: KlaSH (115)
Publicado em: 18/02/05 15:55hs.

LINKS PATROCINADOS:

DOCUMENTO:

Se você está com uma forte dor abdominal ou um desconforto que se alivia com a evacuação ou eliminação de gases, fique atento. Você pode ser mais uma vítima da Síndrome do Intestino Irritável (SII). Poucas pessoas conhecem a SII, mas só no Brasil estima-se que ela atinja cerca de 10% da população adulta, entre adolescentes e adultos jovens.
As mais afetadas são as mulheres. ?Nos países orientais, ocorre uma inversão em relação ao sexo, sendo mais comum em homens, provavelmente em razão de comportamentos sociais e culturais?, afirma Sender Miszputen, professor-adjunto e chefe da disciplina de Gastroenterologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

A Síndrome do Intestino Irritável não é uma doença, mas sim um distúrbio do funcionamento que afeta uma ou mais vísceras do sistema digestivo, causando, assim, incômodos como dores e desconfortos abdominais, prisão de ventre e diarréias. ?Há casos em que os pacientes têm fezes com consistência alternada, ora diarréicas ora endurecidas. Essas queixas costumam se associar com estufamento abdominal, pela sensação da presença de muitos gases?, explica.
Ao contrário do que muitos imaginam, a Síndrome do Intestino Irritável nada tem a ver com a gastrite. Esta última é, na verdade, uma inflamação da parede interna do estômago e é produzida por fatores como medicamentos, alimentos, bebidas e agentes infecciosos.

Já a SII afeta principalmente o funcionamento do intestino grosso e não tem caráter infeccioso. ?O que algumas vezes o doente se queixa é de um desconforto gástrico, igualmente relacionado com um erro do seu esvaziamento, muito lento, que freqüentemente se associa com a queixa intestinal?, diz Miszputen.
A SII é causada por uma série de fatores que influenciam na atividade dos órgãos intestinais. Segundo o médico, a ação de substâncias químicas que funcionam como mediadoras dos movimentos intestinais e da quantidade de água que irá compor o bolo fecal é a principal responsável pelo aparecimento da síndrome.
Juntas, elas promovem alterações na movimentação do intestino e nas características das fezes, além de interferir na sensibilidade das vísceras envolvidas no processo, responsáveis pelo sintoma de dor ou desconforto abdominal. ?Essas substâncias são genericamente conhecidas como neurotransmissores e, entre elas, a que está mais envolvida com a síndrome é a serotonina. Esse neurotransmissor, produzido por células intestinais especializadas, atua sobre vários centros receptores situados em terminações nervosas e dessa recepção resulta sua atividade?, conta o especialista.

De acordo com Miszputen, a maioria dos doentes têm uma predisposição genética a apresentar a síndrome em algum momento de suas vidas. ?Sabe-se que um processo infeccioso intestinal banal pode ser o agente desencadeante do início dos sintomas da síndrome. Portanto, não há como preveni-la?, explica.
Por este motivo, também não há como dizer que alguns alimentos podem influenciar no aparecimento da SII. Mas, segundo o médico, é bom evitar a ingestão de gorduras, assim como grãos de certas leguminosas, produtos dietéticos e derivados lácteos.

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS:

Anônimo Paciente com SII     01/08/2007 09:49hs.
Tenho todos os sintomas relacionados a SII aproximadamente dois anos. Já fiz tratamento homeopático com nuxvomica e alopático com Dicetel e Sufasalasina. Com o homeopático, resouveu no início, mas depois de meses os sistomas voltaram. Com os alopáticos não tive melhora nem de 10%. Por que uma doença tão comum hoje em dia, não tem um tratamento efetivo?Quais sãos as alternativas?
Essas são perguntas que toda pessoa que sofre com essa sindrome estão se fazendo.
Átilla R. Melo
28 anos
atilla@bancoindustrial.com.br

Comentar:

Título:
Autor:   Anônimo (Efetue login para comentar identificado)
Comentário:    

OPÇÕES

ENTRE COM SEU LOGIN E SENHA

Olá visitante! Para interagir com este documento, você precisa estar logado.

Login:
Senha:  
Salvar Dados  |  Cadastre-se!

O cadastro é gratis! É muito fácil e rápido fazer o seu cadastro.

Home | Termos de Uso | Sobre o Tutomania | Publicidade | Contato
2005 - 2013 ® Tutomania.