Curiosidades sobre os Dinossauros - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial e Livros.

Tutomania - Dicas, Aprenda Como fazer, Tutorial...

Login:
Senha:
Salvar |  Cadastre-se

 

Home | Arquivo | Envio | Jogos Online | Política de Privacidade | Contato

Animais

Curiosidades sobre os Dinossauros


DOCUMENTO:


ESTATÍSTICAS:

Comentários: 1 comentários (Comentar)
Nota: (Dar Nota)
Valor: 10 crédito(s)
Enviado por: camilapalmeira (478)
Publicado em: 08/03/09 13:23hs.

LINKS PATROCINADOS:

DOCUMENTO:

QUAL O MAIOR DINOSSAURO QUE JÁ EXISTIU?
Deve ter sido o Seismosaurus, com 36,5 m de comprimento e 51 toneladas, o peso de nove elefantes.


OVOS DE DINOSSAURO
Esses ovos possuíam uma casca muito dura, que protegia o filhote. Seu interior era um viveiro que permitia ao bebê dinossauro crescer em segurança.


CONFORME O TIPO DO DINOSSAURO A VIDA PODIA SER MAIS LONGA OU MAIS CURTA?
Os dinossauros maiores provavelmente, viveram mais que os dinossauros menores. Isso porque os pequenos cresciam mais depressa e viviam num ritmo mais rápido.


QUAL O PERIODO DE VIDA DE UM DINOSSAURO?
É quase impossível definir exatamente com que idade os dinossauros morriam. Alguns cientistas estão tentando achar o índice de crescimento dos ossos de algumas espécies para vir a definir a sua idade. Acreditam que o Massospondylus, um pequeno dinossauro, viveu entre 30 e 70 anos, o que é quase a vida de um ser humano


OS DINOS VIVERAM NO MAR?
Os dinossauros não viveram todo o tempo na água, com os golfinhos e as baleias de hoje. Certamente mergulhavam ou nadavam pequenas distâncias com os cavalos. Mas nenhuma espécie viveu exclusivamente na água. Por isso, animais como os plesiosaurus, não eram dinossauros.


QUANTAS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS EXITIRAM?
Até o momento conhece-se mil espécies. As únicas provas vêm dos fósseis e muitas espécies de dinossauros provavelmente não foram preservadas. Por essa razão, não se sabe precisamente quantas espécies existiram.


A ORIGEM DO NOME
A palavra "dinossauro" foi inventada em 1842 pelo professor Richard Owen, estudioso de fósseis na Inglaterra. Ele descobriu que alguns dos maiores fósseis pertenciam a um grupo especial de animais sem nome. Então batizou-os de dinossauros, que significa "lagartos terríveis"


DEDOS PERDIDOS
Nenhum fóssil em bom estado de rabo ou dedos de um Tyrannosaurus rex foi encontrado até hoje. Os dedos com os quais o T rex é normalmente mostrado são baseados nos do Albertosaurus, que era uma espécie bem semelhante.


QUAL O DINO QUE TINHA MAIS DENTES?
O Hadrossauro (dinossauro com bico de pato) era o que tinha mais dentes: 480 em cada arcada, num fabuloso total de 960 dentes, e ainda renováveis. Um ser humano adulto tem apenas 32 dentes. Durante seu tempo de vida, um hadrossauro pode ter tido até 10.000 dentes


O MAIS ANTIGO
Cientistas da Argentina afirmam ter encontrado o mais antigo dinossauro. Chamado Herrerasaurus, teria 230 milhões de anos.


OS DINOSSAUROS HIBERNAVAM?
É muito improvável que os dinossauros hibernassem. Animais como tartarugas e ursos hibernam porque o tempo esfria demais e o alimento fica escasso. Mas o clima na época dos dinossauros era mais quente do que é hoje.



OS DINOSSAUROS TINHAM ORELHAS?
Bem, eles possuíam um conjunto de ossinhos que conduzia os sons do tímpano até as partes do cérebro, onde eles eram detectados. mas não tinham orelhas como as nossas. As "orelhas" dos dinossauros eram pequenos orifícios dos lados da cabeça, na altura de sua junção com o pescoço. o mesmo ocorre com os pássaros e os lagartos.


OS DINOSAUROS TINHAM TROBA?
Alguns dinossauros como o Diplodocus, o Camarasaurus e o Brachiosaurus pareciam ter grandes narinas na ponta do focinho. Os únicos animais de hoje com narinas similares são os elefantes, os leões-marinhos e as antas, todos eles dotados de uma espécies de tromba. Mas não há evidência de que os dinos também tivessem tromba, nem de que precisassem dela.


OS DINOSSAUROS COMIAM FRUTAS?
Alguns grupos, como o ornitomimossauro ("imitador de pássaros") eram desdentados como o avestruzatual, e deviam seguir a mesma dieta, variando de insetos a lagartos e também algumas frutas levas. Outros como pequenos ornitópodes possuíam bico pequeno e estreito talvez usado para colher frutinhas e bagas. Serve como exemplo desse comportamento o Lesothsaurus.


DISPUTA POR SUE
Em 1990, em Dakota do Sul, EUA, surgiu uma polêmica sobre o maior Tyrannosaurus rex já encontrado. Cientistas queriam o esqueleto, mas o dinossauro foi achado em território dos índiso Sioux, que desejavam a posse dos ossos.


ESQUELETO COMPLETO
O esqueleto mais completo de Stegosaurus já encontrado foi desenterrado no sopé das Montanhas Rochosas no Colorado, EUA. Foi preciso um helicóptero militar para retirá-lo da terra.


DINOS VELOZES
Pegadas de dinossauros deixadas na lama indicam a velocidade com que se moviam. Medindo a distância entre as pegadas, peritos calcularam que alguns dinos chegavam a velocidades de até 40 km/h



PATAS QUEBRADAS
Dinossauros também sofriam acidentes, tanto que foram encontrados ossos com sinais de fratura.


TODOS OS RÉPTEIS DESAPARECERAM JUNTO COM OS DINOSSAUROS?
Não, muitos dos répteis que conhecemos hoje já existiam quando os dinossauros desapareceram. É o caso dos lagartos, cobras, tartarugas e crocodilos.



DINOS TINHAM PÊLOS?
Até agora, não há indícios de que os dinossauros tivessem pêlos. Contudo não dá para saber ao certo, já que os pêlos são partes macias, difíceis de fossilizar.



QUANTO DE CARNE O T REX COMIA NUM DIA?
Até certo ponto, isso dependia da fome dele! Contudo, supondo que estivesse faminto e considerando-se o tamanho de sua cabeça e de sua barriga, conclui-se que ele podia consumir até 120 kg de carne numa refeição. Porém, para o Tyrannosaurus rex, uma única refeição podia ser suficiente para mantê-lo por vários dias, até encontrar outra oportunidade de conseguir mais alimentos.


QUE TAMANHO TINHA UM OVO DE DINOSSAURO?
Ovos de dinossauros variavam muito em tamanho. Alguns, como os enconrados perto do esqueleto de um Mussaurus, não passava de 2 ou 3 cm. Outros, como alguns de Hypselosaurus achados no sul da França, mediam 20 cm de comprimento por 16 cm de largura - o dobro do tamanho de um ovo de avestruz.



MONSTROS MARINHOS
Há cerca de 400 milhões de anos, enormes escorpiões, chamados euripterídeos, rondavam os oceanos em busca de animais menores. Alguns desses monstros, como o Pterygotus, cresciam até 2,5 m. Desapareceram antes de os dinossauros surgirem na Terra.



SOBREVIVENTE DE SORTE
Houve vários monstros na história da vida na Terra quando grande número de animais desapareceu. Há cerca de 225 milhões de anos, quando os dinossauros surgiram, mais ou menos 90 por cento das espécies animais se extinguiram.


ESTICANDO O PESCOÇO
O elasmosaurus, gigantesco réptil marinho, tinha um pescoço flexível e comprido, com cerca de 8 m de comprimento, quase metade de seu corpo, composto por cerca de 70 ossos. A girafa, detentora do maior pescoço entre os animais de hoje, possui apenas sete.



UM DINOSSAURO VIVO
Os habitantes dos pântanos do Zaire, na África, afirmam ter visto um dinossauro vivo. Pelas descrições que fizeram, os cientistas acham que se trata de um saurópode como o Astrodon. Mais isso é improvável e os animais vistos deviam ser elefantes, hipopótamos ou mesmo troncos flutuando.



EFEITOS ESPECIAIS
Antes de o cinema contar com os recursos da computação gráfica, utilizados em "Parque dos Dinossauros" muitos filmes foram feitos sobre esses bichos. Alguns usaram réplicas; outros, pessoas fantasiadas; outros ainda, como "Um milhão de anos Antes de Cristo", usaram lagartos vivos, com espigões e couraças colados nas costas. foram tão maltratados que o governo proibiu seu uso em outros filmes.

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS:

Este documento não possui comentários. Prestigie quem o enviou e comente.

Comentar:

Título:
Autor:   Anônimo (Efetue login para comentar identificado)
Comentário:    

OPÇÕES

ENTRE COM SEU LOGIN E SENHA

Olá visitante! Para interagir com este documento, você precisa estar logado.

Login:
Senha:  
Salvar Dados  |  Cadastre-se!

O cadastro é gratis! É muito fácil e rápido fazer o seu cadastro.

Home | Termos de Uso | Sobre o Tutomania | Publicidade | Contato
2005 - 2013 ® Tutomania.